Paranoid Park Paranoid Park
 
 



 Dê uma nota para meu blog


 www.paranoidpark.co.uk - site inglês
 www.paranoidpark-lefilm.com - site francês
 Comunidade do Paranoid Park - orkut





Paranoid Park




Escrito por Everton H.V.C. às 19h30
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Alex é um skatista de 16 anos. Um dia, ele acidentalmente mata um guarda de segurança nas proximidades de Paranoid Park, o parque de rua mais perigoso de Portland. Alex decide não dizer nada a ninguém. A sua vida, antes bastante normal, entra numa espiral de confusão, estratégias de acobertamento e culpa. Baseado no romance homônimo de Blake Nelson.

“Paranoid Park é um filme sem chão, sem teto. Os personagens do filme são adolescentes que vivem sobre seus skates, logo acima do chão, abaixo do teto – ou entre o céu e a terra. O espaço-imagem que Gus Van Sant cria para eles se dá justamente aí, um pequeno vôo em slow motion, como na cena em que vemos, um a um, os skatistas passando diante da câmera. O último deles erra a manobra e cai. Seria demais dizer que o filme resume seu enredo nesse plano? Um corpo em suspensão, uma fatalidade, uma queda. O protagonista Alex (mesmo nome de um dos atiradores de Elefante) escreve uma carta contando o que lhe aconteceu, e a narrativa do filme segue o relato caótico que vem direto de sua mente, como lampejos da consciência. Estamos colados ao ponto de vista do personagem, e não mais às operações do dispositivo (como era em Elefante e Last Days), que de certa forma se acha pulverizado – o que não impede um reforço ainda maior do lado conceitual. A exploração de um universo mental do personagem lembra os filmes anteriores a Gerry – em particular Drugstore Cowboy, Garotos de Programa e Gênio Indomável.
As imagens feitas em super-8 são muito parecidas com vídeos de skate, mas com uma diferença: em Van Sant saímos do terreno da iconografia e migramos para a mitologia. Aqueles adolescentes flutuantes são anjos à espera de um julgamento que nunca se resolverá. Mais triste do que os filmes anteriores de Gus Van Sant, Paranoid Park transforma o mito da adolescência eterna em um purgatório sem fim.”  - contracampo

Título original: Paranoid Park
2007, França/ EUA
90 min, Color, Dolby Digital.
Gênero: Drama
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Gus Van Sant
Produção: David Cress, Charles Gilibert
Fotografia: Christopher Doyle, Kathy Li
Sonorização: Felix Andrew


Edição: Gus Van Sant

Elenco
Gabe Nevins - Alex
Daniel Liu – Detetive Richard Lu
Taylor Momsen – Jennifer
Jake Miller – Jared
Lauren Mckinney – Macy

Winfield Jackson – Christian
Joe Schwitzer – Paul
Grace Carter – Mãe de Alex

Prêmio 60º Aniversário do Festival de Cannes 2007



Escrito por Everton H.V.C. às 19h24
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]